quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cultura Afro Brasileira

No dia 9 de Janeiro de 2003 foi decretada pelo Presidente Luiz Inácio da Silva, a Lei 10639 que torna obrigatório o ensino da Cultura Afro Brasileira nas escolas brasileiras, nas disciplinas de História e Educação Artística, tendo como um dos objetivos o combate ao racismo e a discriminação.
Dentro da mesma Lei, o calendário escolar incluiu o dia 20 de novembro como o "Dia Nacional da Consciência Negra".
Por isso resolvemos estudar a Cultura Afro Brasileira, no Colégio Estadual Rio Grande do Norte, em novembro.
Ao estudarmos a Cultura Afro Brasileira passamos a conhecer os trabalhos de alguns artistas brasileiros que registraram a presença negra no Brasil ou usaram a simbologia africana em suas obras.
Ao conhecer, apreciar e observar as formas idealizadas, simétricas e estáticas das obras de Rubem Valentim, aproveitamos a oportunidade para desenvolvermos um pouco mais o conceito da simetria, fazendo a releitura de duas de suas obras com a experimentação também de novas cores.
Abaixo apresentamos o conteúdo sobre a Cultura Afro Brasileira, através de textos e slides e em seguida os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Artes visuais afro brasileira (síntese)
View more presentations from Nancihorta


Debret no brasil
View more presentations from Nancihorta

sábado, 20 de novembro de 2010

OFICINA DE ORIGAMI

Por ocasião da Feira de Educação do Ciep Brizolão 484 Toninho Marques, acontecida no dia 19 de novembro, os alunos da turma 802 apresentaram uma Oficina de Origami, onde tiveram a oportunidade de ensinar aos demais alunos da escola e pessoas da comunidade que visitaram a Feira, os origamis que aprenderam a fazer.

Para facilitar o trabalho de ensinar a fazer origami, os alunos contaram com ilustrações através da exposição de cartazes com origamis prontos e seus respectivos esquema gráficos de construção.
Além disso, contaram também com os cadernos de esquemas visuais para facilitar o entendimento, passo a passo, da construção dos origamis.
A disposição de todos foram colocados sobre a mesa, papéis cortados nos tamanhos necessários para fazer o origami desejado.

Cada participante que aprendeu a fazer um origami, preencheu uma Ficha de Atendimento em que relatam o grau de dificuldade encontrado ao participar da oficina de origami.

Esse trabalho possibilitou aos alunos desenvolverem a capacidade motora e criativa; o senso de observação; a disciplina no cumprimento de etapas e a autoconfiança; além de servir como auxiliar no ensino básico da geometria, e de usar a internet para fazer pesquisa sobre os diversos tipos de origami existentes, trazendo para a sala de aula, os origamis interessantes que encontraram.

Abaixo mostramos imagens da Oficina de Origami, no dia da Feira de Educação do Ciep 484.

Apresentamos abaixo, a Ficha de Atendimento:

O origami mais procurado foi o do Coração. Por isso, colocamos abaixo o caderno de esquema visual para a sua construção.

Não podíamos de deixar de colocar também o origami mais famoso: Tsuru.
Você pode também acompanhar o vídeo, nesse endereço:

http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-tsuru/

Para pesquisar mais sobre origami, acesse:

http://www.google.com.br/

http://www.youtube.com.br/

http://www.comofazerorigami.com.br/

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Conceituando sobre Arte

O que é Arte?
Você consegue responder facilmente a pergunta do título?

Na verdade, em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de arte sem nem perceber. Ela está nas pinturas expostas num museu, mas pode estar também nos cartazes de rua, nos grafites pintados em muros, no modo como arrumamos as flores em um vaso, na música que ouvimos no rádio. O que é arte então?

Desde a pré-história até os tempos atuais, o ser humano busca maneira de se comunicar com seus semelhantes. A arte é uma dessas formas de comunicação. Por meio dela, transmitimos uma mensagem, representamos o mundo em que vivemos, expomos nosso mundo interior.

A comunicação em arte, porém, só se completa quando uma obra de arte é vista, ouvida, sentida e apreciada pelo público. Quando apreciamos uma obra de arte, nós lhe damos novos significados e interpretações.

A arte pode ser expressa de diferentes formas: nas chamadas artes visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura, artesanato, publicidade, computação gráfica, design, filmagem, fotografia, etc.), na dança, na música, no teatro e na literatura.
Conhecemos essas diferentes formas como manifestações artísticas.

Texto: Izabel Rebelo Roque

Através da arte podemos registrar: uma emoção, uma época, uma situação e um acontecimento.


Trouxemos até vocês o registro de um acontecimento realizado pelo artista francês Theodore Gericault. Uma arte acadêmica, no estilo do Romantismo, em que ele retrata o naufrágio do navio "A Medusa", ocorrido em 1816.

Veremos a obra de Theodore Gericault, intitulada "A Balsa de Medusa", na forma de uma apresentação de slides, que nos traz uma reflexão sobre as atitudes que tomamos perante as situações difíceis que às vezes a vida nos coloca.
É uma mensagem belíssima que merece toda a nossa atenção.

A Balsa De Medusa ReflexãO


Check out this SlideShare Presentation:

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Uma parada musical, viajando na história. Atividade desenvolvida em outubro de 2009, com os alunos do matutino do CE Rio Grande do Norte.

Ao comemorarmos os 40 anos de existência do C.E. Rio Grande do Norte e dando continuidade ao tema “1969, o ano em que tudo começou”, apresentamos o desenvolvimento do projeto: “Uma parada musical viajando na história” realizado pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio.

Uma parceria da Profª Evanise, da disciplina de Português e das professoras Adriana, Diná, Maria Letícia e Nanci, do curso do Proinfo: Aprendendo e Ensinando com as TIC’s.

Desenvolvimento do Trabalho:

Em equipes de seis alunos.

  • Pesquisa na Internet, através de sites orientados pelas professoras, de letras de músicas compostas por artistas na vigência do AI-5 que usavam a estratégia de metáforas para burlar a censura.
  • Identificação nas letras dessas músicas quanto às estratégias usadas para denunciar a existência do regime militar e suas ações, registrando trechos e submetendo-os à apreciação da professora de Língua Portuguesa para que seja avaliada a competência adquirida.
  • Criação de letras de música em qualquer estilo musical, que denuncie os aspectos do nosso tempo (político, social, ambiental, esportivo, musical, etc.), usando os recursos da linguagem figurada, mantendo o respeito à dignidade humana, sem promover apelo sexual.
  • Apresentação da produção musical para a Comissão de Censura através de e-mail’s.
  • A Comissão de Censura será formada por um aluno de cada grupo de criação musical e deverá considerar, além dos critérios explicitados acima, o cumprimento das regras ortográficas e de produção textual.
  • Após a apreciação das composições pela Comissão de Censura, esta deverá eleger a equipe que melhor soube fazer a(s) denúncia(s) sem que fosse de forma explícita.
  • Serão publicados no Blog da escola os áudios e as letras criadas pelos alunos.
Avaliação:
  • Será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho, o envolvimento, o interesse e a participação.
  • A composição das músicas serão avaliadas, obedecendo aos critérios estabelecidos, bem como a qualidade da apresentação do trabalho musical.

    Período de realização da Atividade: De 13/10 a 27/10/09.

    Endereço dos sites para a pesquisa sobre as músicas censuradas no período da ditadura:

    Tesoura Cega - http://www.noolhar.com/opovo/vidaearte/353396.html

    Nos bastidores da censura - http://www.censuramusical.com.br/includes/entrevistas/Dona%20Odette.pdf

    A música e a censura na ditatura militar – http://www.ptshot.com/LeeMeddi/29479/

    Antologia da música brasileira – http://antonio-marcelo.zip.net/arch2009-01-04_2009-01-10.html

    Análise textual da música de Caetano Veloso – http://www.webartigos.com/articles/17217/1/analise-textual-da-musica-alegria-alegria/pagina1.html

    A censura e a música popular no Brasil – http://bocc.ubi.pt/pag/moura-roberto-censura-musica.html

    Mostramos abaixo os dizeres que fazem parte do vídeo e os nomes das músicas utilizadas.
MúSica E O Ai 5
View more documents from Nancihorta.

VÍDEO sobre a Ditadura:


Para ver a conclusão desse projeto acesse o blog do CE RGNorte.