Você consegue responder facilmente a pergunta do título?
Na verdade, em nosso dia-a-dia, vivemos cercados de arte sem nem perceber. Ela está nas pinturas expostas num museu, mas pode estar também nos cartazes de rua, nos grafites pintados em muros, no modo como arrumamos as flores em um vaso, na música que ouvimos no rádio. O que é arte então?
Desde a pré-história até os tempos atuais, o ser humano busca maneira de se comunicar com seus semelhantes. A arte é uma dessas formas de comunicação. Por meio dela, transmitimos uma mensagem, representamos o mundo em que vivemos, expomos nosso mundo interior.
A comunicação em arte, porém, só se completa quando uma obra de arte é vista, ouvida, sentida e apreciada pelo público. Quando apreciamos uma obra de arte, nós lhe damos novos significados e interpretações.
A arte pode ser expressa de diferentes formas: nas chamadas artes visuais (desenho, pintura, escultura, gravura, arquitetura, artesanato, publicidade, computação gráfica, design, filmagem, fotografia, etc.), na dança, na música, no teatro e na literatura.
Conhecemos essas diferentes formas como manifestações artísticas.
Através da arte podemos registrar: uma emoção, uma época, uma situação e um acontecimento.
Trouxemos até vocês o registro de um acontecimento realizado pelo artista francês Theodore Gericault. Uma arte acadêmica, no estilo do Romantismo, em que ele retrata o naufrágio do navio "A Medusa", ocorrido em 1816.
Veremos a obra de Theodore Gericault, intitulada "A Balsa de Medusa", na forma de uma apresentação de slides, que nos traz uma reflexão sobre as atitudes que tomamos perante as situações difíceis que às vezes a vida nos coloca.
É uma mensagem belíssima que merece toda a nossa atenção.