Para facilitar o trabalho de ensinar a fazer origami, os alunos contaram com ilustrações através da exposição de cartazes com origamis prontos e seus respectivos esquema gráficos de construção.
Além disso, contaram também com os cadernos de esquemas visuais para facilitar o entendimento, passo a passo, da construção dos origamis.
A disposição de todos foram colocados sobre a mesa, papéis cortados nos tamanhos necessários para fazer o origami desejado.
Cada participante que aprendeu a fazer um origami, preencheu uma Ficha de Atendimento em que relatam o grau de dificuldade encontrado ao participar da oficina de origami.
Esse trabalho possibilitou aos alunos desenvolverem a capacidade motora e criativa; o senso de observação; a disciplina no cumprimento de etapas e a autoconfiança; além de servir como auxiliar no ensino básico da geometria, e de usar a internet para fazer pesquisa sobre os diversos tipos de origami existentes, trazendo para a sala de aula, os origamis interessantes que encontraram.
Abaixo mostramos imagens da Oficina de Origami, no dia da Feira de Educação do Ciep 484.
Oficina de origami
View more presentations from Nancihorta
Apresentamos abaixo, a Ficha de Atendimento:
Ficha de atendimento origami
View more presentations from Nancihorta
O origami mais procurado foi o do Coração. Por isso, colocamos abaixo o caderno de esquema visual para a sua construção.
Origami coração
View more presentations from Nancihorta.
Não podíamos de deixar de colocar também o origami mais famoso: Tsuru.
Origami tsuru
Você pode também acompanhar o vídeo, nesse endereço: View more presentations from Nancihorta
http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-tsuru/
Para pesquisar mais sobre origami, acesse: