terça-feira, 16 de junho de 2009

Aula sobre Grafite. Normalistas do I.E. Prof. Manuel Marinho conhecem a diferença entre Grafite e Pichação através do uso de Tecnologias

O homem sempre deixa suas marcas através dos tempos. Em cada época, essas marcas têm características distintas, diferentes.

Hoje, uma das formas de comunicação que observamos, diariamente, são as manifestações expressas por desenhos, pinturas e escritas nas paredes e muros, geralmente encontradas nos grandes centros urbanos, estamos falando do Grafite.


O Grafite é bem diferente da Pichação, veja os vídeos:







Além de ser considerado arte, o Grafite tem sempre um autor identificado, é realizado num espaço previamente autorizado e o artista planeja sua composição.
A Pichação, por sua vez, não respeita espaços e em geral não apresenta assinatura de identificação; por isso, é considerado um ato de vandalismo.

Os grafiteiros em geral querem manifestar, expressar idéias por meio de imagens ou palavras ligadas à política, ao esporte, aos sentimentos, às brincadeiras.

Os pichadores, na maioria das vezes deixam recados cifrados que só podem ser interpretados por pessoas pertencentes a determinados grupos.

Os grafites são desenhos, imagens feitas através de estudos ou moldes cuidadosamente elaborados. As cores são também chamativas e, a partir de modelos ou a mão livre, os grafiteiros realizam quadros nos muros da cidade.
Pode ser uma figura ou um conjunto de letras e palavras, com formas e significados alterados, ou seja, em vez do alfabeto tradicional, as letras são quebradas e misturadas a setas, curvas, asas, olhos, pés, raios e outros elementos. As palavras desse modo são escritas mais para serem vistas do que lidas.


O Grafite pode ser realizado com diversos materiais, com giz, pincéis, tintas ou, mais comumente, o spray. É utilizado também o recurso de máscaras, quando se deseja obter repetições de uma mesma imagem. A preocupação estética é inegável e, portanto, os locais escolhidos são estratégicos.

Não se grafita em obras, esculturas, mas paredes, muros. Essa forma de arte nasceu nas periferias de Nova Yorque, nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo graças ao movimento Hip Hop, e chegou ao Brasil, assim como a música Rap e a dança Break que também fazem parte da cultura Hip Hop.

Hoje em dia o grafite é bastante popular e tem ajudado muitos jovens a se afastarem da criminalidade e a desenvolverem seus talentos.




Vejamos algumas imagens abaixo:



Arte Rupestre


Pintura Rupestre encontrada na caverna de Lascaux, França.












Produtos da Linha Carpe Diem do Boticário, que utilizam referências do grafite.







Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, de 30 anos, têm seus grafites espalhados por lugares do mundo inteiro, como Estados Unidos, Europa, Chile e Cuba.



A dupla, mais conhecida como Os Gêmeos tem uma carreira consolidada no mundo das artes.



Vamos discutir agora sobre o assunto:

  • Grafite é arte?
  • Pichação é grafite ou é arte?
  • Quem picha muros e outros espaços da sociedade é artista ou pichador?
  • O homem da caverna era artista ou pichador?
Orientações aos alunos para o desenvolvimento das atividades:

Turma 1001

  1. Cada dupla de alunos deve responder as perguntas acima e registrá-la no espaço reservado nesse blog.
  2. Deverá ser elaborado um pequeno texto respondendo a todas essas perguntas pela mesma dupla de alunos e registrado no caderno escolar para posterior verificação da professora.
  3. A mesma dupla de alunos deve produzir um grafite utilizando o Tuxpaint ou Paint da Microsoft, a partir do texto elaborado pelos alunos, do Ensino Fundamental, sob o tema: "Minha cidade: Volta Redonda".
Turma 401
  1. No Laboratório de Informática Educativa, os alunos deverão acessar a página oficial da prefeitura municipal de Volta Redonda, clicar em Cartão Postal, para observarem os pontos turísticos, pitorescos e históricos da cidade, reconhecendo e identificando - após explicação da profª Nanci, as obras de arte e paisagens naturais.
  2. Durante a visita aos muros da escola, os alunos identificarão grafite e pichação.
  3. Na sala de aula, cada aluno confeccionará um texto sob o título "Minha cidade: Volta Redonda", comentando sobre os assuntos tratados neste dia.

Bibliografia:
  • Artes-Pranchas de Linguagem Visual, Valdemar Vello, Mônica Colucci e Paula Ariane (Editora Scipione).
  • Arte-Linguagem Visual, Buna Renata Cantelle e Ângela Cantele Leonardi (Editora IBEP).
  • A Arte de Fazer Arte, Denise Akel Haddad e Dulce Gonçalves Morbin (Editora Saraiva).
  • www.youtube.com.
  • Portal do Professor-Sugestão de Aula - autora: Juliana Gomes de Souza Dias (http://portaldoprofessor.mec.gov.br.)
  • Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio e Fundamental (MEC)

2 comentários:

  1. gostei muito de trabalhar com a tecnologia aliada a arte é sempre enriquecedor ultilizar novas formas de conhecimento para um resultado mais atualizado e proveitoso para ambas as partes .Agradeço o convite para realizar esse trabalho e espero dar continuidade ao uso da ferramenta tecnologica .Os alunos obtiveram um resultado muito bom, parabens pela participaçao!
    Luciene

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  2. Olá Nanci e Luciene!

    Adorei conhecer o blog que vocês montaram em conjunto com seus alunos! São de iniciativas assim que o Ensino de Arte precisa...

    Um grande abraço à todos.

    Vanda

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