Existem duas explicações dadas pelos historiadores para essas pinturas chamadas "rupestres", que quer dizer gravado ou traçado em rocha.
Uma das explicações é a de que se constituíam em "rituais mágicos" para garantir a fartura de caça; a outra de que serviam como uma "enorme sala de aula" onde os mais jovens aprendiam a "arte de caçar" com os mais velhos.
A tinta usada era a que estava ao alcance do homem primitivo: carvão, sangue, sumo de flores, plantas, argilas de diversos tons e outros.
No Brasil existem muitas pinturas rupestres. As mais importantes foram encontradas no Piauí e estão no Parque Nacional da Serra da Capivara. Ao contrário das pinturas da Europa, as do Brasil estão a céu aberto e representam figuras de pessoas em diversas posições sugerindo movimento.
Apesar de terem resistido ao tempo por milhares de anos (12.000 a 6.000) as pinturas correm o risco de desaparecer por causa do desequilíbrio ecológico e principalmente pela ação dos turistas que querem levar para casa um pedacinho de pedras pintadas como lembrança.
Pinturas Rupestres
View more presentations from Nancihorta.
Bibliografia:
- Educação Artística - M. B. e Walter A. de M. - Editora FTD.
- Artes-Pranchas de Linguagem Visual - Waldemar Vello, Mônica Colucci e Paula Ariane - Editora Scipione.
Outras fontes de pesquisa sobre o assunto:
- http://www.historiadaarte.com.br/arteprehistorica.html#img
- http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/artes/prehistoria/artedohomem.htm
- http://galeriadearte.vilabol.uol.com.br/HistoriadaArte/01/sala01.htm
- http://www.ab-arterupestre.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário